Versão em mangá de clássico da literatura infantil japonesa acumula 2 milhões de cópias vendidas no Japão


Tóquio – A versão em mangá do clássico literário japonês “Kimi-tachi wa dou ikiru ka?” (numa tradução livre “de que forma vocês estão vivendo?”) está vendendo mais do que o previsto inicialmente e atingiu essa semana a marca de 2 milhões de cópias vendidas se igualando ao curso online de mangá que ensina fãs a como desenhar mangá.

O anúncio foi feito pela editora do mangá, a Magazine House, que lançou a versão em quadrinhos em agosto do ano passado. Ainda segundo o Instituto de Pesquisas Editoriais o título foi o primeiro num curto período de tempo a alcançar a marca de 2 milhões de cópias, depois da obra Hanabi lançada em 2015.

Pegando carona no sucesso da versão em quadrinhos, o livro publicado pela Iwanami Bunko também teve um aumento de vendas, acumulando um total de 1 milhão e 440 mil cópias, sendo a segunda obra mais vendida da editora a frente do também clássico literário Botchan de Natsume Soseki.


Sobre a obra
Kimi-tachi wa dou ikiru ka? é baseado na obra de Yoshino Genzaburo, um clássico da literatura infantil japonesa. O livro foi publicado em 1937 e conta a história do jovem Koperu. O enredo se centra no crescimento pessoal e psicológico do jovem através do seu relacionamento com o seu tio e amigos.

Dentro do seu contexto histórico, a década de 30 é marcada pelo aumento do nacionalismo e militarismo no Japão. Em meio a uma sociedade de pensamento fechado, a obra fazia parte de um projeto que visava transmitir aos jovens ideias culturais de cunho liberal, opondo-se ao cenário nacional.

A crítica avalia a obra de diferentes formas. Para o crítico Masao Maruyama o título, mais do que uma espécie de livro de auto-ajuda sobre como devemos viver, centrava-se nas descobertas e análises da realidade do jovem Koperu e instigava o leitor a viver e ver o mundo, tendo como base um pensamento de cunho sociológico ou das ciências sociais, em geral.

Um longa-metragem dirigido pelo mestre da animação japonesa, Hayao Miyazaki tem previsão de estreia nos cinemas japoneses marcada para 2020.

Fonte: https://ipc.digital/